Tanto Israel como o estado de Palestina são membros da Federação Internacional de Futebol (Associação) (FIFA) e estão sujeitos a seus regulamentos internos.

Israel violou os princípios da FIFA de várias maneiras, o que normalmente justificaria ação disciplinar, incluindo a suspensão de sua filiação. No entanto, a política adotada pela FIFA impediu a organização, no passado, de realizar tal ação. Até mesmo seus estatutos internos foram alterados para tornar difícil para a Associação Palestina de Futebol (PFA) exigir tal ação. Consequentemente, agora é responsabilidade da sociedade civil exercer a pressão popular necessária para isso.

No passado, a política adotada pela FIFA também foi punir qualquer hasteamento de bandeiras palestinas por jogadores e clubes não palestinos, alegando que “política e esporte não devem se misturar”. 

Nossas objeções incluem vários pontos:

-1-A Liga de Futebol de Israel (IFL) permite que jogadores e até cinco clubes de assentamentos israelenses ilegais (que estão legalmente sob a jurisdição da Palestina), joguem em sua liga nacional sem obter antes a autorização da Associação Palestina de Futebol (PFA) . Esta é uma violação direta dos regulamentos da FIFA que é importante resolver.

-2-Israel, por meio de sua administração militar e controle dos Territórios Palestinos Ocupados, tomou uma série de medidas que prejudicam o esporte do futebol, incluindo:

○ Restrições de viagens internacionais para jogadores e treinadores palestinos;

○ Restrição da circulação de jogadores de futebol entre Gaza, Cisjordânia e Jerusalém;

○ Proibição de construção de estádios e instalações na Área C da Cisjordânia, único local viável para tais instalações;

○ Proibição da passagem de equipamentos esportivos palestinos pela alfândega israelense, pois Israel controla todas as fronteiras;

○ Prisões administrativas de jogadores de futebol e ataques, inclusive com gás lacrimogêneo, em eventos esportivos;

-3-Finalmente, nos opomos à prevalência de slogans descaradamente racistas (“Morte aos árabes”) e violência anti-árabe associada aos jogos da IFL. Isso vai contra o objetivo declarado da FIFA de se opor ao racismo.

Nossa demanda é simples:

A FIFA deve suspender a Liga de Futebol de Israel até que as objeções acima sejam resolvidas.

#FIFASuspendIsrael